O que é psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma ciência que se cruza e se encontra com inúmeros pontos de vista, e muito, além disso, ela é também uma terapia que dispõe-se a desenvolver as faculdades expressivas de um indivíduo. Ela se dá a partir da articulação / movimento / corpo / relação, diante da somatória de forças que atuam no nosso corpo que são os choros, medos, alegrias e tristezas... Sendo assim a criança estrutura suas marcas buscando qualificar seus afetos e elaborar suas ideias e assim vai constituindo-se como pessoa.
Enfoque histórico da noção de corpo
Nossa cultura tem sua origem nas grandes cidades gregas. O homem grego cultuava seu corpo, ou seja, dava-se muita importância ao físico.
Platão professa uma concepção clássica do corpo. “o corpo é o meio para se conhecer a realidade” (Platão). Se os poetas míticos exaltam as proezas físicas, filósofos como Platão fazem apenas do corpo um lugar de transição da existência no mundo de uma alma imortal.
Já Aristóteles, perece ser mais racionalista que Platão, pelo menos em relação às ciências psicológicas, ele entendeu o homem como uma certa quantidade de matéria (o corpo) moldada numa forma (a alma). Aristóteles em seu discurso sobre a alma empreendeu, uma tarefa que durante muito tempo perseguiu alguns psicólogos da época, foi uma classificação das diferentes funções da alma que dão lugar as paixões.
Desenvolvimentos dos temas psicomotores
O ato do nascimento da psicomotricidade é, sem dúvida, arbitrário, pois toda inovação é fruto de um longo processo contemporâneo dos trabalhos de Dupré. Foi ele quem, em 1905, estabeleceu a diferença radical entre a motricidade e seu aspecto negativo, a relaxação. A partir dessa época, de fato, aparecem os primeiros trabalhos que constituirão o ponto de partida de uma elaborada reflexão sobre o movimento