O que é psicologia social
É
PSICOLOGIA SOCIAL
Podemos dizer que a Psicologia, é a ciência que estuda o comportamento , principalmente do ser humano. Sendo assim , as divergências teóricas, se refletem no que consideramos “comportamento”, que é toda e qualquer ação, seja a reflexa (no limite entre a psicologia e a fisiologia), seja os comportamentos considerados conscientes que envolvam experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais , e, em um plano não observável diretamente, o inconsciente.
Neste âmbito, parece obvio que a Psicologia Social deva estudar o comportamento social, porem surge uma questionamento sobre esse aspecto, ou seja, quando um comportamento se torna social ou existe comportamentos não sociais nos seres humanos?
Podemos afirmar que cada organismo humano possui características peculiares, mesmo que houver geneticamente organismos idênticos(gêmeos), as primeiras inteirações entre esses organismos e o ambiente, já provocam diferenças entre os mesmos.
A Psicologia, se preocupa, fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano e ao mesmo tempo, procura leis gerais que a partir de características das espécies, dentro de determinadas condições ambientais prevêem os comportamentos decorrentes.
O enfoque da Psicologia Social, é estudar o comportamento do individuo, no que tange sua influencia social e isto acontece desde o momento do nascimento , ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas deram origem a uma família, a qual convive com certas pessoas, que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já influenciam na maneira de encarar e cuidar da gravidez e no significado de conceber um filho.
Esta influencia, se dá, principalmente, pela aquisição da linguagem, sendo as palavras, através de dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam visões e um mundo, um sistema de valores, e por conseqüência, ações sentimentos e emoções decorrentes.
Como regra, as leis gerais