O que é ph
pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial de hidrogênio iônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).
Matematicamente, o "p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+:
Sendo que representa a actividade em mol dm-3.
Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol dm-3), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração, permitindo que a equação anterior seja escrito como abaixo:
Importância no uso do pH
O pH define a força de um ácido ou uma base. E essa grandeza está indicada numa escala de 0 a 14, em que de 0 a 7 ficam as ácidas e de 7 a 14 as básicas, quando é igual a 7 a substancia é neutra. Várias substâncias que estão no nosso dia a dia, como a água, o sangue, a chuva, tem pH e ele interfere em nossas vidas. Por isso tal importância, por exemplo, a quantidade de acidez na chuva pode causar vários transtornos, como a erosão. Outro exemplo de pH importante é a do nosso estomago, onde há o suco gástrico em que contém HCL um dos ácidos com o pH menor, quanto menor o pH mais forte é o acido, portanto o HCL é muito forte.
Como o pH é simplesmente uma forma de exprimir a concentração do íon hidrogênio, as soluções ácidas e básicas a 25º C podem ser identificadas através dos seus valores de pH, como se segue:
. Soluções ácidas: [H+] > 1,0 x 10 -7 M, pH < 7,00
. Soluções básicas: [H+] < 1,0 x 10 -7 M, pH > 7,00
. Soluções neutras: [H+] = 1,0 x 10 -7 M, pH = 7,00
Importância do controle e existência de um pH adequado.
Equilíbrio