Ph
2 METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS)
1 MATERIAIS UTLIZADOS
15 tubos de ensaio
Papel indicador universal de pH
Estante para tubos de ensaio
5 béqueres de 100 mL
5 pipetas de 2 mL
1 pera
1 vidro de relógio
4 conta-gotas
1 bastão de vidro
2 REAGENTES UTILIZADOS Solução de CH3COOH 0,1 mol L-1
Solução de HCl 0,1 mol L-1
Solução de NH4Cl 0,1 mol L-1
Solução de NaOH 0,1 mol L-1
Solução de CH3COONa 0,1 mol L-1
Azul de bromotimol
Verde de bromocresol
Fenolftaleína
Alaranjado de metila pHmetro 3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Primeiro mediu se as soluções de CH3COOH, HCl, NH4Cl, NaOH e CH3COONa para saber o pH no pHmetro foi necessário calibrar o aparelho no call usando os tampões que era solicitado 4 e 7 .
1. Preparou –se uma tabela com as seguintes informações: soluções x indicadores x pH encontrado x pH tabelado x conclusão, para registrar os dados obtidos e as conclusões. ( Jussara )
2. a) Tomou –se três tubos de ensaio e coloque em cada um deles cerca de 2 mL de solução 0,1 mol L-1 de CH3COOH. Adicione a cada tubo algumas gotas dos indicadores: no 1o , alaranjado de metila, no 2o , azul de bromotimol e no 3o , verde de bromocresol. Anote as cores observadas e determine a faixa de pH provável da solução de CH3COOH. ( Jussara ) b) Mergulhe a ponta de um bastão de vidro limpo e seco na solução de ácido acético e umedeça, com a ponta molhada do bastão, a tira de papel indicador de pH. Compare a cor (ou as cores) da tira umedecida com as cores de referência. Leia, na escala, o pH correspondente à cor que coincide com a cor da tira umedecida. (Lembre-se que é possível avaliar algarismos que não estejam na escala). Anote o valor do pH da solução. Compare com o valor tabelado. ( Jussara )
3. Repita o procedimento do item 2 usando a solução de HCl 0,1 mol L-1 e os