O que é necessário para iniciar a carreira de Designer
A primeira coisa, invariavelmente é estudar, e estudar muito. A profissão de Designer é extremamente inovadora, inventiva e sempre apresenta novos desafios, com isto o estudo contínuo é fundamental.
O profissional de designer tem como paixão e obrigação, por assim dizer, de acompanhar as novas tendências, novos produtos e suas especificações, novos hábitos sociais, novas tecnologias, novos sistemas de produção, novos tipos de moradias, espaços comerciais industriais etc.
Ele é um concretizador de ideias e normalmente um moderador entre cliente e fornecedores, para isto conhecer as ferramentas e o produto q será usado são bases para um bom projeto.
Para alunos que ainda não experimentaram o mercado, seu professor é seu primeiro cliente.
Utilize este espaço para criar um excelente portfolio, se empenhe, conheça no mínimo apartamentos decorados, lojas de decoração, revestimentos iluminação. Leia revistas de arquitetura e design. Faça cursos de qualquer tipo, seja de tecnologia, conceitos ou aprofundamento cultural, afinal o designer vai se imergir em uma cultura/rotina diferente em cada projeto que trabalhar, e seu foco tem que ser no cliente e não em si.
Escute e pergunte muito, um designer tem que entrar no ambiente do cliente e compreendendo-o fornecer um projeto e produtos que sejam compatíveis com as expectativas deste. Não há como atender um cliente de forma assertiva querendo empurrar um produto por falta de aprofundamento e amplitude de conhecimento por parte do designer.
O Designer precisa aprender novos programas, infelizmente este é o futuro, além do desenho a mão, alguns programas devem ser dominados, e sugerindo: Autocad 2d, Sketch Up e um render – Kerkythea, V-Ray, Studio 3DMax.
Outros programas ainda facilitam a entrada no mercado :
Promob - mais utilizado em marcenarias pela facilidade e velocidade em fazer projeto
Domus cad - Projetos em 3D com base Autocad, com dados para centro de