Tecnologia
Antes de se iniciar um game, é necessário que se forme um grupo. Nenhum jogo é produzido sozinho, já que fazer a história, programar e fazer o design, tudo isso por meio de uma única pessoa, demanda muito tempo. Jogos mais simples, por exemplos, podem levar 3 anos para serem feitos, se produzidos por uma única pessoa.
Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, faça um grupo de trabalho contendo programadores, designers e roteiristas, todos sendo completamente importantes para o produto final.
Passo 1: Tema
O primeiro passo é sempre o mais básico, e não pode ser diferente em nosso caso. O grupo deve escolher o tema do jogo, aquele no qual o game se baseará em toda a sua essência. E não estou falando de roteiro, mas sim de espaço de trabalho. Como assim?
Um modo mais fácil de se explicar isso é mostrando exemplos. Um game pode seguir uma temática de Fantasia, Medieval, Atual, Futurística, Magia, Ninjas, Samurais, Dragões entre outras e milhares de assuntos. A partir do tema é que se desenvolve a história, os personagens, os cenários, entre outras coisas. Passo 2: Pesquisa
Antes de se fazer qualquer coisa, é sempre necessário muita pesquisa. Ou você acha que um jogo de Assassins Creed, por exemplo, é um puro misto de memória com muita imaginação?
Para qualquer coisa é necessário saber muito sobre o tema. Seja fazer séries, filmes, jogos. Artes se baseiam em pesquisa.
Passo 3: Primeira História
O terceiro passo é reunir todos os membros do grupo para se fazer todos os passos da história, do início até o fim, para que todos os membros tenham uma ideia do que irá acontecer no game como um todo. Essa sinopse inicial não deve ter muitos detalhes, apenas o mais básico e o que servirá de guia para todos os membros do grupo.
Também devem ser esquematizados os detalhes psicológicos das personagens da história, sem design ainda, apenas para facilitar a redação e os próximos passos. Após isso, somente um membro do grupo, o roteirista, deverá