O que é natureza
CARVALHO, Marcos de, 1955 O Que é Natureza/Marcos de Carvalho. -São Paulo:Brasiliense,2003.-(Coleção Primeiros Passos;243).
Natural, sobrenatural, artificial.
“A natureza como contra ponto àquilo que consideramos artificial.”
(PP-9).
“É artificial é o que o homem fez, mesmo que com ajuda ou com os recursos da própria natureza.” (PP-9).
“Insistir na ideia de que entre natural e artificial há limite convencional não é foçação de barra, pois apesar de ainda hoje não sabermos precisar com exatidão a origem da nossa espécie, ou a origem daquilo que veio a resultar nela, não nos resta alternativa senão a de admitir o fato que venha de tiver vindo, ou surja de onde tiver surgido, o homem e sua espécie são também uma obra da natureza, e só dela” (PP-10).
“Importante é compreender que entre os seres humanos e os outros seres que compõem a nossa realidade as diferenças não se devem ao fato de uns serem naturais e outros não”. (PP-11).
“A primeira vista é poderíamos distinguir dois grandes agrupamentos natureza: os que têm e os que não têm vida. Os primeiros, também chamados de animados, diferentemente dos segundos-inanimados-, possuem como características básicas a capacidade do conhecimento, uma vez que,mais do que presentes no mundo,nele exercem sua ação.” (PP-11).
“Entre os seres vivos o ser humano se diferencia radicalmente, pois além da capacidade de reagir ao mundo, possui a capacidade de reflexão consciente sobre essa própria ação.” (PP-12).
“Seria arrogância nossa achar que aquilo que entendemos por natureza hoje se traduziria no conceito definitivo de natureza. Evidentemente que a definição ou conceituação do que seja natureza depende da percepção que temos dela, de nós próprios, e, portanto da finalidade que daremos para ela, isto é, depende das formas e objetivos de nossa convivência social.” (PP-13).
“Em cada uma dessas sociedades, ou em cada um desses tempos, a natureza possuía um significado