Teoria da microeconômia
1 - Concepção e definição sobre Ciências Econômicas:
1.1 - Conceito de Economia:
oikos (casa)
Economia administração da casa ou
nomos (norma, lei) administração da coisa pública
- Definição ⟹ A ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer necessidades humanas.
- Ciência Social ⟹ repousa sobre atos humanos → ou seja, como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo.
- Recursos Produtivos Escassos:
Recursos produtivos - KTL
Escassez ⟹ é a questão central de qualquer sociedade.
Perg: - Por que existe escassez?
1ª - As necessidades humanas, a serem satisfeitas através do consumo de bens e serviços, são ILIMITADAS; Resp: 2ª - Os recursos produtivos disponíveis - máquinas, terras agricultáveis, matérias-primas - e que são utilizados na produção de bens e serviços são insuficientes para a produção de todos os bens e serviços necessitados.
- Da escassez decorre a necessidade de escolha - a sociedade deve decidir quais bens serão produzidos e quais as necessidades serão atendidas.
Daí: A escassez ser o objeto de estudo da Ciência Econômica.
1.2 - A Questão da Escassez e os Problemas Econômicos Fundamentais: - Todas as sociedades, seja qual for o tipo de organização econômica ou regime político, são obrigadas a fazer escolhas, opções sobre:
O QUE e QUANTO produzir;
COMO produzir; e
PARA QUEM produzir.
O QUE E QUANTO → mais canhões ou mais manteiga; isto é, mais bens de consumo ou mais bens de capital.
COMO → eficiência produtiva → métodos de produção:
- capital - intensivo;