Teoria da microeconomia
1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
Os preços relativos, analisam os preços de um bem em relação aos demais, não Por exemplo, se cair o preço do guaraná, permanecendo inalterado o preço da soda, deve-se esperar um aumento na quantidade procurada de guaraná, e uma queda na de soda. Embora não tenha havido alteração no preço absoluto da soda, seu preço relativo aumentou, quando comparado com o do guaraná.
2) O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Do ponto de vista econômico, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação, pelo empresário, dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Na doutrina jurídica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim,o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados para o processo de produção. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.
3) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
O estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta. Assim, obtêm-se um estudo mais simples e direto das variáveis que influenciam o comportamento dos agentes econômicos neste mercado, tendo um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis.
4) Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica?
A Microeconomia estuda a relação da oferta e da demanda na formação do preço no mercado,