Teoria da Firma dentro do campo da Microeconomia
A Teoria da Firma é a parte da microeconomia que se preocupa em estudar o comportamento da firma. Esse tópico foi pouco abordado até agora, sendo que apresentamos apenas a curva de oferta de mercado A Teoria da Firma é a parte da Economia que engloba a Teoria da Produção, Teoria dos Custos de Produção e os Rendimentos da Firma.
Na Teoria da Produção a unidade econômica em estudo e a firma ou empresa. Assim esta teoria visa proporcionar ao produtor a base racional necessárias para suas decisões, com relação à produção, que é precondição para se chegar a oferta.
A importância do estudo da Teoria da Produção reside no fato de que:
1. seus princípios gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos; e
1. seus princípios, também, se constituem peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores de produção, bem como da alocação desses fatores entre os diversos usos alternativos na economia.
Para um melhor entendimento temos que explicitar, inicialmente, alguns conceitos básicos da Teoria da Produção, que são apresentados a seguir
2. CONCEITOS BÁSICOS
2.1 Empresa ou Firma
É uma unidade técnica que produz bens e/ou serviços de forma racional, procurando maximizar seus resultados relativos a produção e o lucro. Esse conceito abrange um empreendimento de modo geral, que inclui as atividades industriais e agrícolas, as atividades profissionais, técnicas e de serviços. Assim, é uma firma um mecânico de automóveis, um barbeiro, um médico, uma loja de confecções etc.
2.2. Produção
É o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção em produtos e serviços.
Insumos
2.3 Processo de Produção
É a técnica por meio da qual um ou mais produtos vão ser obtidos a partir da utilização de determinadas quantidades de fatores de produção.
2.4. Fatores de Produção
Os fatores de produção são bens ou serviços transformáveis em produção, e se dividem em:
1. fatores de produção primários - são