O que é Meio Ambiente
O QUE É MEIO AMBIENTE
Rio Branco – AC, julho de 2013
Resumo-Fichamento do livro O QUE É MEIO AMBIENTE
Acadêmica: Ana Maria Chalub
7º Período
Referência Bibliográfica: KLOETZEL, Kurt. O que é meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1998.
Uma visão panorâmica
Nesse capítulo o autor introduz o tema do livro, discorrendo a respeito de como devemos enxergar o meio ambiente. Para tanto ele exprime que devemos ter uma visão plural do meio ambiente, procurando compreender todos os fatores que o cercam.
“Ao se falar em meio ambiente é preciso usar o plural. Pois o panorama a nossa frente é uma colcha de retalhos: no alto daquela árvore existe um ambiente, naquela escarpa íngreme existe outro; são mil meios ambientes distintos, cada qual habitado por plantas e animais que aí se sentem à vontade, mas, deslocados para outro lugar, estariam perdidos”. (p. 8)
O autor aponta que para coisa que existe hoje na Terra, uma outra teve que desaparecer.
“O meio ambiente é uma coisa viva, inconstante, sempre disposta a inovações”. (p. 8)
“Não é só o homem que passa a esponja no passado. Não é só ele que violenta o meio ambiente: um único vulcão em atividade é capaz de lançar ao espaço mais poeira e gases que um milhão de veículos a motor”. (p. 9)
Entretanto, hoje em dia, o homem que dá o ritmo das mudanças, da destruição do meio ambiente, o que não é novidade. Ocorre que, como não podemos mais trocar de ambiente, como faziam os antigo, passamos a observá-lo com mais atenção. Cuidar do meio ambiente passou a ser um imperativo categórico, que depende de um esforço comum, transnacional, visto são tantos os problemas neste planeta (da feroz abelha africana à usina atômica, do ameaçado mico-leão ao efeito estufa) e tão frágeis as fronteiras entre países que, para encontrarmos soluções, é necessário um trabalho conjunto, pois meio ambiente pertence à