O que é literatura
Autorizado pelo Decreto Estadual 41.733 de 25/06/2001
Disciplina: Teoria da Literatura I
Núcleo Formativo: Letras -1º período
FICHAMENTO DO LIVRO
O QUE É LITERATURA
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 11ªEd São Paulo, SP. Editora: Brasiliense, 1989
CAPÍTULO I
“A literatura não é um jogo, um passatempo, um produto anacrônico de uma sociedade dessorada, mas uma atividade artística que, sob multiformes modulações, tem exprimido e continua a exprimir, de modo inconfundível, a alegria e a angústia, as certezas e os enigmas do homem.” (p. 07).
A autora começa o livro ressaltando as concepções sobre o que venha ser “literatura”. E como pose-se definir. Marisa destaca dois autores um sociólogo norte americano Marshal McLuan e o professor Vítor Manuel de Aguiar. Mostrando assim as suas opiniões acerca do que é literatura. Mas ao decorres deste capítulo a autora vai mais além mostrando que este conceito é algo a ser sempre reconstruído e que sua definição será sempre “provisória”.
CAPÍTULO II
“Será que é errado dizer que a literatura é quilo que cada um de nós considera literatura?” (p.11).
“Será que são literatura os poemas adormecidos em gavetas e pastas pelo mundo afora, os romances que a falta de oportunidade impediu que fossem publicados, as peças de teatro que, como dizia Fernando Pessoa, Jamais encontrarão ouvidos de gente? Será que tudo isso é literatura?” (p.14)
Marisa em seu segundo capítulo procura exprimir o que é literatura nos revelando que pequenos textos ou grandes pichações podem ser literatura e finaliza dizendo...
“A resposta é simples. Tudo isso é, não pode ser que seja literatura. Depende do ponto de vista, do sentido que a palavra tem para cada um, da situação na qual discute o que é literatura.” (p.15)
CAPÍTULO III
“O finalmente é que a obra literária é um objeto social. Para que ela existia, é preciso que alguém a escreva e que outro alguém a leia.” (p.16).
Neste