O que é linguagem?
Linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita.
A linguagem pode ser verbal, que é quando utilizamos de palavras quando falamos ou quando escrevemos, na linguagem verbal utiliza se o verbo, sem o uso dele é impossível se ter algo fundamentado e coerente. Um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, ou um bilhete por exemplo, são classificados como linguagem verbal.
Quando o objetivo, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando ou sentindo, mas sim se utilizar de outros meios comunicativos, como por exemplo os signos visuais, que são instrumentos que servem para transmitir uma informação, uma mensagem, ou para indicar a alguém alguma coisa, tais signos como: placas, figuras, gestos, objetos ou cores, a linguagem é considerada não verbal. Ao contrário do que alguns pensam, a linguagem não verbal é muito utilizada e importante na vida das pessoas. Quando uma mãe diz gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Provavelmente não. Ou no futebol por exemplo, por meio do apito, o juiz determina, com um pequeno sopro, o início e o fim do jogo, ou ainda quando ele utiliza os cartões, que foi uma invenção que veio ajudar a comunicação, isso é importante, sobretudo em se tratando de jogadores que falam uma língua que o juiz desconhece. Esses são apenas alguns exemplos entre muitos, da importância do uso da linguagem não verbal.
Nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários, que são utilizadas palavras escritas e figuras juntas, a linguagem pode ser considerada verbal e não verbal ao mesmo tempo.
Quando uma pessoa está dizendo algo negativo, mas balança a cabeça afirmativamente, provavelmente ela está mentindo, este é