O que é justiça ambiental? Texto: “Indicadores de desigualdade ambiental”.
Texto: “Indicadores de desigualdade ambiental”.
Autor: Haroldo Torres, Henri Acselrad, Cecília Campello do Amaral Mello e Gustavo das Neves Bezerra.
Editora: Garamond Universitária
Objeto:
O Estudo dos indicadores de desigualdade ambiental no Brasil, apresentando como essas pesquisas que envolvem tais indicadores da desigualdade ambiental são ainda recente em nosso território. Assim, o texto procura apresentar os principais resultados das pesquisas já realizadas no Brasil acerca desta temática para comprovar a real sobreposição entre os locais de desigualdades ambientais e sociais, ou seja, visa evidenciar como os locais que apresentam injustiças ambientais estão intrinsecamente associados às áreas de moradia das populações de baixa renda.
Objetivos:
O objetivo principal do texto é apontar a extrema relevância da articulação de dados entre condições ambientais e condições sociais uma vez que ainda são recentes as pesquisas que procuram evidenciar as desigualdades ambientais realmente existentes e quais populações estão sendo mais atingidas.
Com o presente texto, deseja-se evidenciar que é falsa a idéia de que as injustiças ambientais atingem de uma maneira uniforme toda a população, para tanto, são apontados os indicadores que comprovam como as populações de baixa renda estão mais vulneráveis a tais injustiças ambientais do que a população mais abastarda. Desta forma, o uso de tais indicadores para comprovar a existência de uma desigualdade quanto o acesso às cidades em relação aos diferentes grupos sociais e aspectos ambientais é lançado, tentando se contrapor a literatura recente que aponta para uma diminuição em relação às desigualdades nas cidades. O texto visa destacar também como os dados apresentados sob e ótica das “médias” acaba mascarando a existência de locais com péssimas condições socioambientais.
Pode-se dizer, que o elemento estruturador do texto, ou seja, seu objetivo principal é