O que é Historia - Vavy Pacheco
O livro "O que é história" de Vavy Pacheco Borges aborda as principais ideias do conceito histórico e sua constante evolução através dos séculos. A mesma, não abrange apenas o que ocorreu no passado, mas se caracteriza pela busca de informações, conhecimentos das relações e transformações do homem na sociedade. Tendo como marco inicial na região mediterrânea, nas proximidades do Oriente próximo, da costa norte-americana e da Europa Ocidental.
O homem, sempre teve curiosidade em entender a sua origem, uma das primeiras formas de explicação de sua evolução é o mito, que é transmitido de forma oral, determinando a hipótese criacionista do universo, onde o homem sempre era um ser passivo e os Deuses responsáveis pela criação do mundo, assim refere-se a um pseudo-tempo e não a um tempo-real, já que não é datado de nenhuma realidade concreta. Como explicação, surge a filosofia. Os gregos descobriram a origem da palavra história, que deriva do grego e significa: investigação.
A cultura romana é, sobretudo, herdeira da cultura grega que anexa uma noção utilitária e pragmática, a história exalta o papel de Roma no mundo, servindo a seu imperialismo e tornando-se como mestre da vida e para os homens compreender o seu destino. A partir de uma perspectiva teológica, os Hebreus tinha uma nova visão de ver o mundo e a história. A ligação da religião é muito importante, onde a fé se torna o centro da verdade. A influência do cristianismo era tão grande que a cronologia era feita diante ao acontecimento central, a vinda do filho de Deus a terra. Cristo, tornando-se homem, concede a salvação da humanidade. Na idade Média, são de regressão demográfica e cultural, a população passa a maior parte do tempo no campo e quase ninguém sabem ler e escrever, quase tudo que foi escrito nessa época foi feito pelo clero, já que apenas seus membros desenvolviam essa técnica. Na Modernidade, há uma desestruturação do sistema feudal, as condições da sociedade em crise