o que é futurismo,dadaismo e pop arte
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
No Brasil
O futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912
Características:
Em linhas gerais, os futuristas tentaram plasmar em suas pinturas a ideia de dinamismo entendido como a deformação e desmaterialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
Uma de suas propostas foi a divisão da cor. É mais do que sabido que, qualquer objeto em movimento, um automóvel, por exemplo, é visto pelo observador como uma sucessão de linhas coloridas fugazes.
É que os futuristas aspiram à captação de um instante preciso na tela, sem a soma de momentos que, em conjunto, constroem a ação. Além disso, como um objeto em movimento também perde sua forma original, é necessário fragmentar volumes e linhas. Repetiram essas fragmentações até saturar o plano, com o que conseguiram alcançar um de seus maiores objetivos: a simultaneidade.
. O pintor Boccioni, um dos maiores expoentes do movimento, fez suas incursões pela escultura, aprofundando a busca do dinamismo, embora se possa afirmar sem dúvida que, nas artes plásticas, o futurismo foi uma arte eminentemente pictórica.
Dadaísmo:
O Dadaísmo foi uma vanguarda moderna que negou todos os movimentos culturais existentes à séculos, é a estética do absurdo, do incoerente, do ilógico.
Características:
- Oposição ao equilíbrio, da combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação;
- Enfatizou o ilógico e o absurdo.
- Protestava contra a loucura da