Administração
O homem é um ser dotado de uma grandiosa capacidade de adaptação fisiológica, que permite que viva ou sobreviva em quase todos os ambientes do continente terrestre.
O meio onde vive oferece obstáculos naturais e/ou do indivíduo sendo denominados fatores determinantes do processo saúde-doença e oferecem a base para estudos epidemiológicos.
Conceito Saúde
Conceito Saúde segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)
A OMS define a saúde como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Presença ou ausência de doença
A presença ou ausência de doença é um problema pessoal e social
É pessoal porque a capacidade individual para trabalhar, ser produtivo, estudar, divertir-se ou conviver socialmente, podendo apresentar variações constantes ao longo de um único dia.
É social, pois a doença de uma pessoa pode afetar outras pessoas próximas como: família, amigos, namorado (a), colegas de trabalho.
O conceito saúde, desde os nômades até a civilização contemporânea, passou por 4 fases antes do conceito da OMS:
1ª fase Foi conhecida como a fase da magia ou dos aspectos sociais, onde acreditavam que doença provinham de forças sobrenaturais, atribuídos a deuses e demônios, ou forças do mal.
Se fosse cristão (religioso), era considerado como uma forma de castigo pelos pecados cometidos, se fosse de outra religião, era considerado como possessão demoníaca.
2 ª fase
Imperava os fatores físico-químicos, os “miasmas”, que se caracterizavam por emanações (ação pela qual as substancias abandonam, em estado gasoso, os corpos que as continham)do solo ou do ar, supostamentes nocivos, que vinham produzir a doença no corpo sadio.
3 ª fase
Denominada biológica ou microbiológica, que se estabelece com a descoberta do microscópio e do mundo das bactérias, se enfatiza a ação dos germes e a conseqüente degradação sobre a saúde.
4 ª fase
Muda