O que é filosofia
Origem do nome Φιλοσοφία, grego.
Origem Grécia, séc. VII a.C., Tales de Mileto; Índia, por volta do séc. X - VII a.C., Upanixades, Vedas.
Influências mitologia, orfismo.
Influenciados arte, ciência, política, direito, ética, teologia, religião.
Principais nomes Demócrito · Sócrates · Platão · Aristóteles · Confúcio · Epicuro · Maquiavel · Bacon · Descartes · Espinoza · Hobbes · Locke · Montesquieu · Hume · Rousseau · Voltaire · Burke · Kant · Hegel · Kierkegaard · Schopenhauer · Mill · Marx · Nietzsche · Peirce · Husserl .
Definição é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Conhecida por estimular o pensamento lógico e crítico.
Pretende construir concepções abrangentes de mundo.
Divide-se em Filosofia ocidental, Filosofia oriental.
Ramificações epistemologia, ontologia, ética, metafísica, filosofia social, filosofia politica, estética, lógica.
Conceito de filosofia
Para os eruditos o conceito de "filosofia" sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.
Métodos
Discussão noite adentro, de William Blades: o debate franco de ideias, conforme os padrões da argumentação lógica, é uma das características centrais da atividade filosófica.
Os trabalhos filosóficos são realizados mediante técnicas e procedimentos que integram os cânones do pensamento racional. Tradicionalmente, a filosofia destaca e privilegia a argumentação lógica, em linguagem natural ou em linguagem