O que é filosofia?
Desde os tempos antigos, a filosofia vem tentando decifrar o homem e também o meio em que ele está inserido. Para muitos, essa ciência é inútil, mas é ela que vem buscando a “mudança”. Tenta entender o porquê das coisas e o porquê que muitos se comportam de tal maneira.
Na sociedade sua importância é indiscutível porque é através dela e do pensamento critico que podemos descontruir a sociedade e até mesmo o mundo em pequenas partes para que assim possamos pensar discutir e refletir sobre cada uma dessas uma a uma. Podendo assim entende-la e até inserir nas mesmas, contextos vigentes.
Hoje para se entender como a filosofia pode decifrar a sociedade é necessário desbanalizar o banal, mas é ai que vem a duvida de como desbanalizar o que é banal, primeiro devemos pensar e refletir sobre situações do nosso cotidiano que muitas vezes pela pressa a até correria do dia a dia passa desapercebido diante dos nossos olhos. o papel do filosofo então é pegar aquela situação que para a sociedade em geral já se tornou algo comum, estuda-la e então monstra a sociedade o que está errado juntamente com a mesma situação em outro lugar, mas no mesmo tudo correndo corretamente bem. Portanto é necessário ver muito mais além do que os nossos olhos veem é importante estudar e perceber as entrelinhas em tudo que nos cerca.
Agora porque a filosofia é importante na educação e na escola, porque há a necessidade de estudarmos filosofia. Primeiro devemos pensar que todo homem tem dentro de si a necessidade de se auto entender e de entender o mundo a sua volta.
Nas escolas a mesma se torna importante porque através dela o educando aprender e é influenciado a pensar e analizar as coisas da vida. Ela então ajuda na formação da educação dos mesmos, pois ensinar a entendermos e