O ensino da geografia nas series inicias
Augusto Cesar Rocha Santana Filho 1190105
Carlos Augusto Sousa Silva 1190123
Cristiane Mouzinho Costa 1190107
Diego Rafael Fonsêca 1190139
Jonathan dos Santos Costa 1190133
Marly Silva de Moraes 1190128*
RESUMO: Este artigo aborda a experiência vivenciada durante a Prática de Vivência Curricular no curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Ao longo do texto, atribui-se especial atenção ao projeto desenvolvido junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio municipal do Maranhão. O uso de metodologias de ensino interativas, atrativas e que possibilitem o trabalho em grupo constituiu-se como o tema motivador do projeto. Escolheu-se utilizar o filme “Sherk Para Sempre” para ensinar o conceito de território por acreditar que este é um recurso de fácil acesso, além de ser uma experiência cultural divertida. A realização do projeto pautou-se na elaboração e execução de um plano de ensino que abordou o conteúdo território nacional através do uso de exercícios de fixação, histórias em quadrinhos como principal procedimento de ensino. Dentre os resultados obtidos destaca-se o aprimoramento da formação docente a partir da vivência na sala de aula da escola municipal, bem como das discussões pautadas na teoria e na prática.
PALAVRAS-CHAVE: Território. Homem. Aprendizagem.
-------------------------------------------------
Introdução
A formação plural e relacionada à realidade profissional é um dos objetivos do curso de Geografia da Universidade Estadual do (MA). Nessa linha, a Prática de vivência curricular propicia aos acadêmicos o conhecimento da realidade profissional a partir da realização do projeto de intervenção pedagógica.
O Projeto de PVC é construído e desenvolvido ao longo de quatro etapas por um grupo e tem como referência uma escola campo escolhida pelos discentes.
A escola campo onde se realizou o estágio se localiza