O que é Fenomenologia?
Faculdade de Ciências Humanas e Letras FAHL
Curso de Psicologia- 8° período/ Noturno
Professor: Fernando Dório
ESTUDO DIRIGIDO- TEXTO UMA METODOLOGIA DA COMPREENSÃO
DARTIGUES, André. O que é a fenomenologia?. 3ed. Editora Moraes, 1992.
1. A ideia de intenção esta no fundamento do compreender tal como supõem as investigações que se recomendam da fenomenologia nas ciências humanas ( DARTIGUES, 1992, P.50)
Explique a relação entre a intenção e o compreender para a fenomenologia.
Para a fenomenologia a ideia de intenção esta no fundamento do compreender. A intenção é dotada de uma significação cultural. Sabemos que podemos nos enganar em quanto as intenções de outrem, ainda mais porque ele mesmo pode se enganar quanto as próprias intenções. Como diz André Dartigues, compreender um comportamento é percebe lo por assim, dizer do interior, do ponto de vista da intenção que o anima, logo se torna propriamente humano e o distingue do movimento físico.
2. Estabeleça o que é a consciência para a fenomenologia, levando se em consideração as intencionalidades temática e operante.
Para a fenomenologia a vida psíquica antecede e excede a reflexão consciente. A partir do exposto de Hegel a consciência é precisamente a consciência de si, saber, seu saber do outro é um saber de si. Husserl distingue duas espécies de intencionalidade: a temática que é o saber do objeto e saber sobre esse saber do objeto e a operante que é centrada no objeto em ato, ainda não refletida, finalizada. A temática sempre tenta alcançar a operante, mas jamais conseguira pois ela estará sempre em movimento.
3. Estabeleça o ponto de encontro e a (s) discrepância(s) entre a Fenomenologia e a Psicanálise
Apresenta um ponto de encontro no que diz respeito ao “saber consciente” e o inconsciente; onde a vida psíquica antecede e excede a reflexão consciente e comporta formações antigas que lhe escapam e determinam sua visada antes que lhe seja possível