conceito da informatica
A informática é um fundamento da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação, é o resultado do conceito da documentação.
Hoje o capital não se acumula mais no dinheiro, nem no maquinário, mas na informação. Quem tem a informação tem mais poder. A informática é a responsável pela restruturação do capitalismo e ela que é responsável também pelo fenômeno da globalização do mercado. As informações chegam do outro lado do planeta com a velocidade da luz. O sucesso de tudo isto e a eficácia em todas as operações que dependem dela.
Para Wiener há um sistema de comparações paralelo entre o cérebro humano e o computador, ambos dominar a entropia através da retroação. Cada nervo do cérebro tem dois estados típicos: disparo e repouso. A informação e passada ou retida; e o computador é constituído por uma unidade central de processamento em uma memória que é a entrada e saída de informação.
Nossos antepassados ficavam horas analisando o que poderia ser feito para melhorar os acontecimentos do dia anterior, com a informática temos essas informações disponíveis em tempo real.
Consequência da informática na administração
O computador tende a substituir o ser humano em uma gama crescente de atividades e com enormes vantagens. Através da informática as organizações implementam bancos de dados, sistemas de informações, e redes de comunicações integradas.
As principais consequências são: a automação, o TI, sistema de informação, integração dos negócios e o business.
AUTOMAÇÃO: A automação é a operação de um sistema, processo ou máquina. E a transferência do trabalho intelecto do homem para um equipamento.
As maquinas automáticas são capazes de realizar uma sequência de operações até certo ponto semelhantes aos processos mentais humanos. Muitos o que se faz na automação depende da robótica.
O computador robô é alimentado por um mecanismo do raciocínio humano, sendo capaz de comparar aquilo que desconhece com