O que é escrita?
Antes de se chegar ao conceito propriamente dito é necessário contextualizar historicamente a constituição da escrita. Desta forma, a escrita é considerada como um marco divisor entre os conceitos de História e Pré-história, ainda que não se possa precisar com exatidão o seu aparecimento, pois há mais de uma teoria a respeito de seu surgimento. Assim em consulta à página da FioCruz, expõe a origem desta forma:
Acredita-se que a escrita tenha se originado a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos caracteres originais. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água e representava o mesmo som. A palavra egípcia para água contém uma única consoante: /m/. Aquela figura, portanto,veio representar não somente a idéia de água, mas também o som /m/.Um processo simbólico que possibilitou ao homem expandir a mensagem para muito além do tempo e do espaço de propagação dela, criando mensagens que se manteriam inalteradas por séculos e que poderiam ser proferidas a quilômetros de distância.
(http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7-21/04/2010).
Além de exemplificar a origem, no próprio site também informa sobre as primeiras regiões que deram origem aos troncos de conjuntos de signos da escrita, e que originaram as demais escritas ao qual conhecemos nos dias atuais. Neste caso são as regiões da Mesopotânia, América Central, China e Egito. A necessidade da humanidade de registrar de alguma forma seus conhecimentos, idéias, rituais entre outros se intensificou principalmente com a formação das primeiras cidades, onde o comércio teve grande importância nesta