Informatica
Murilo Veiga
Prof. Rangel Filho Teixeira
Faculdade Metropolitana de Marabá – CEMAR
Bacharelado em Ciências Contábeis (CON 11)-Informática Básica
20/05/11
RESUMO
O objetivo geral desse trabalho é falar sobre a informática na educação, de que como algo moderno pode contribuir de forma consistente para o crescimento de algo tradicional e básico para a sociedade. Citando alguns métodos para que ocorra essa interação entre a informática e a educação, na forma em que todos da sociedade possam ser beneficiados. Palavras-chave: Profissional absoleto; Máquina; Informações.
1 INTRODUÇÃO
Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de se adquirir conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.
Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto.
Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o