o que é educação física?
O que é educação física?
DE HIGGINS AO "JOGGING"
"Os exercícios devem ser executados por todos os discípulos ao mesmo tempo e do mesmo modo. A marcação do rythmo começará logo depois de dado o commando executivo: 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4. .. Terminada uma lição de gymnastica, o professor não mandará debandar antes de executar a formatura inicial (fileira). A quebra da disciplina acarretará a quebra da força moral".
Não fosse pela ortografia, denotando uma época remota, talvez acreditássemos estar diante de um moderno tratado de metodologia sobre ginástica. Arthur Higgins foi um dos mais importantes professores de Educação Física do então Distrito Federal, no começo do século. As recomendações citadas datam de 1911 e manifestam uma atualidade incontestável para o momento em que foram escritas. Mas o tempo não pára. Setenta anos foram suficientes para que a Educação Física saísse de um quase empirismo pedagógico e passasse a merecer algum destaque no sistema mais amplo da Educação. Na Europa, em fins do século XIX, foi introduzida nas escolas em função dos benefícios que o exercício físico pode trazer para a saúde. Mas será o professor de Educação Física uma espécie de médico? Ou um auxiliar do médico? Qual o perfil que a sociedade traça desse profissional e o que dele espera? A evidente identificação com a Medicina foi o que, sem dúvida, deu status à profissão mas, lamentavelmente, afastou-a da sua verdadeira missão. O terreno escolar talvez tenha sido o mais fértil para inadequações.
Aí, o professor de Educação Física assumiu o papel de educador do físico, deixando de atender às necessidades do homem total. A ginástica passou a ser um verdadeiro castigo e a boa aula é a que exaure o aluno. Além disso, o profissional que atua nesta área ficou historicamente identificado com hábitos militares, passando a ser o responsável pelo treinamento de ordem unida para desfiles e comemorações cívicas. Tornou-se um