historia do design
O estilo pregava em vários meios distintos e diferentes até que um dos objetivos dos adeptos do Art Nouveau era conseguir apagar de vez a distinção entre as belas-artes e as artes aplicadas. E ela conseguiu ser designada or diferentes nomes em diferentes países, devido as seu diferente modo de criação e definição de arte.
Pode se perceber que, embora o art nouveau fosse estilo que rejeitava o historicismo acadêmico, ainda tendia a criar obras inspiradas em modelos passados, tendo em mente que essas obras historicas eram aquelas sobretudo desconsideradas e também os exóticos, como a arte japonesa, que propunham a falta de elementos na obra para completar o significado. Além de colocar em suas obras, algo sempre relacionado com a natureza, como flores animais, em seus adornos em obras arquitetonicas e florais, raízes em cartazes para filmes, ou banners e tinham também seguiam parte da arquitetura gótica. E nas obras arquitetónicas podemos encontrar o impacto das descobertas científicas da revolução industrial, colocando as formas da natureza em pedaços metálicos de aço, ferro.
Essas características e as origens do art nouveau podem ser encontradas no movimento arts and crafts, ainda mais encontrada na idéia relativa à importância de eliminar a distinção entre as belas-artes e as artes decorativas, conseguindo assim englobar todas as artes.
Podemos encontrar várias figuras de importância no art nouveau, assim como Henry van de Velde, o qual foi conhecido não só por seu estilo curvilíneo, abstrato e fluido, mas também por promover conceitos próprios que