O que é educação fisica
Renascimento da Educação Física
Ocorreu na idade contemporânea, onde se destacou quatro correntes: Alemã, sueca, Francesa e Inglesa. Alemã: onde trás idéias clássicas da educação helênica. Os exercícios não eram de educação escolar, como a educação do povo. Sueca: Tinha como característica ginástica racional e cientifica, onde se preocupava muito com a execução corretas dos exercícios, considerado a base da ginástica Sueca. Francesa: Tinha como característica o espírito militar, preocupação básica com o desenvolvimento da força muscular, introduzia nas escolas por suboficiais do exercito sem formação pedagógica. Inglesa: Qualidade que não era voltada para ginástica. Era como pratica pedagógica, característica educativa. Esse modo foi seguido por varias nações e difundido para a Europa.
Antes de tudo o poder.
Roma, herdeira direta dos etruscos e gregos, destes a arte e o esporte, daqueles o espírito utilitarista. Realizações pessoais estavam subjugadas ao ideal coletivo e isto caracterizada o mundo romano.
No Campo de Marte dava-se a prática dos esportes, como equitação, corridas de velocidade e resistência, natação, pugilato, luta, arco e flecha e esgrima e habilitava os jovens aos ideais expansionistas e comprometimento cívico.
Em Roma a expressão do esporte era diferente da dos gregos, a conotação estava mais para o treino do que para competição; o estético passava longe, perdia-se e o sentido do belo e das aspirações humanistas que animavam o esporte grego.
A história da educação física de Roma é contada analisando suas instalações esportivas como circo (o mais antigo e amplo foi o Máximo) e o anfiteatro (o Coliseu) que no período imperial foram expressões da decadência da civilização romana contextualizada na política de “pão e circo”.
Sob influência grega