O que é curriculo
É um plano de ação. São discussões sobre questões que envolvam o ato de ensinar e aprender, tais como: o que, como, porque, para que, e para quem. Ele é um projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe o que será feito de maneira eficaz e concreta.
Também se propõe a selecionar todos os tipos de assuntos que podem ser abordados para uma aprendizagem adequados a realidade escolar.
É através do currículo que as atividades são orientadas durante o ano letivo, e se forma a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno.
Podem envolver questões políticas, ideológicas, práticas sociais e históricas.
Currículo, nada mais é que um fundamento, um caminho a ser seguido.
Teoria curricular tradicional
O currículo tradicional deveria ser neutro, tendo como principal foco garantia que a escola funcionasse como uma fabrica.
A teoria curricular tradicional surgiu durante a massificação da escolarização, industrialização e movimentos migratórios.
A visão tradicional de currículo é definida por entrada em conceitos de natureza eminentemente técnica, tais como: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
A avaliação ocorre com o objetivo de constatar se os alunos atingiram os comportamentos desejados.
Teoria curricular critica
A escola é analisada como um aparelho ideológico do estado, ou seja, como instrumento de reprodução da sociedade de classes e atua para sustentar a manutenção do status, sem criticar sem ver a desigualdade inerente à estrutura do capitalismo.
Um grupo tem sua origem, fortalecida e reconhecida, outro sofre exatamente o contrario.
Através destas reproduções estrutura social e econômica das sociedades capitalistas se mantêm, e as classes se reproduzem garantindo o processo de reprodução social. Isso se reflete em um processo de interesses particulares das classes e grupos dominantes.
Os grupos dominantes recorrem a um processo permanente de