O que é Cooperação ?
Etimologicamente, cooperação (do verbo latino cooperari, de cum e operari = operar juntamente com alguém) significa a prestação de auxílio para um fim comum. E cooperativismo é a doutrina que visa à renovação social através da cooperação.
Do ponto de vista sociológico, cooperação é uma forma de integração social e pode ser entendida como ação conjugada em que pessoas se unem, de modo formal ou informal, para alcançar o mesmo objetivo. Do ponto de vista econômico, o cooperativismo tem dois pólos, sem os quais é impossível se constituir uma economia a serviço do consumo e a humanização e justa remuneração pelo trabalho.
A doutrina cooperativa coloca, em primeiro lugar, a pessoa humana e procura, através do ”self-help” (ajude-te a ti mesmo) e da associação democrática (ajudemo-nos uns aos outros), corrigir os males da sociedade capitalista e prestar serviços. O cooperativismo é uma alternativa econômica humana, que equilibra custo, despesa e ganho, que não visa lucro e que usa o fator econômico como meio de se alcançar fins sociais.
No Cooperativismo, o protagonista é o homem, sendo o desenvolvimento econômico mero acessório para possibilitar o desenvolvimento daquele. O princípio da solidariedade é o que vigora, onde todos devem enxergar-se no outro e, com isso, ver seus problemas e com ele vivê-los para que juntos possam superá-los.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO COOPERATIVISMO
Os Sete Princípios do Cooperativismo são as linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. Foram aprovados e utilizados na época em que foi fundada a primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra, em 1844. São