Cooperação
O texto diz que a competição, em todas as suas formas, não é saudável pois gera mais perdedores que vencedores, e aqueles que perdem, ficam com um sentimento ruim.
A competição é instalada em nós desde que somos pequenos, somos instruidos a tirar notas altas, não por prazer, mas para obter bons resultados e conseguir coisas boas na vida. Aprendemos que só os vencedores tem direito a um lugar ao sol no mercado de trabalho.
É claro que a competição, quando é levada muito a risca não traz beneficio algum, porém se tudo for cooperação e todos ganharem, as pessoas ficarão acomodadas, estagnadas e acabarão nao fazendo nada. Ninguem gosta de estudar, porém todos estudam pois é preciso, muitos não gostam de interagir, porém a interação deve ser feita para se obter melhores resultados, isso tudo é competição, a necessidade faz o homem, e aqueles que competem, mesmo que percam, continuam tentando e se aprimorando mais e mais para obter a vitória, a competição saudável para se alcançar um objetivo é boa sim, porém muitos estrapolam e isso fica bem evidente nos esportes, no mercado de trabalho, temos que ser melhores que os outros, precisamos nos destacar.
É claro que a cooperação deve existir, e a competição também, como uma balança, eles precisam estar em igualdade tanto no meio esportivo, quanto no empresarial.
Ainda que a totalidade dos membros de um grupo beneficiem da cooperação de todos, o interesse próprio de cada indivíduo pode agir em sentido contrário. Nós seres humanos somos verdadeiramente egoístas e não existe nenhuma forma de cooperação pura. Neste contexto cada ser humano retira da cooperação o que mais lhe convém dando assim à sua característica intrínseca do egoísmo e egocentrismo. Os indivíduos agem de forma a maximizar os seus ganhos em todos os aspectos da sua vivência. Cooperação pressupõe também que os indivíduos se preocupem com os outros que pense no coletivo também. Por vezes o indivíduo tem que se sacrificar pelo todo (o