O que é comunicação
Juan E. Diaz Bordenave. O que é comunicação – 1982 A obra informa que na década de 70 foi descoberto o “homem –social”. Concederam uma importância de que o homem era ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e cultura. Notou-se que a forma de educação não contribuía para um conhecimento de comunicação na sociedade, e a partir daí o meio da comunicação foi mudando.
A comunicação está presente, seja em um jogo de futebol, em uma reunião familiar, no ambiente de trabalho ou até mesmo na feira livre. Ela aparece de várias formas, como palavras, gestos, cores, números, entre outros. Não existe comunicação sem sociedade e nem sociedade sem comunicação. Pois tudo que fazemos durante o dia à envolve, ela é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.
Não se sabe de fato como surgiu a comunicação dos homens primitivos, naquela época poderiam usar formas de sons feitos não só através da boca como também através dos pés e mãos, ou usar o cantar dos pássaros, latido dos cachorros e até sequências de sons feitos em pedras e troncos ocos, e desenhos em cavernas e pedras. Seja qual for o caso isso fez com que o homem associasse o som ou gesto a uma forma de ação ou objeto. Tempos depois eis que surge a gramática, outra grande invenção do homem, desde então vem-se aperfeiçoando todas essas maneiras de comunicação.
Paralelamente, a evolução da linguagem desenvolveu meios de comunicação como, por exemplo, as invenções da mecânica, da química, da eletrônica etc. Até chegar hoje, as impressoras computadorizadas capazes de receber sinais via satélite permitindo que as pessoas imprimam notícias em vários países ao mesmo tempo. A TV o rádio e os computadores são meios de comunicação que já fazem parte do processo educativo. Estudos feitos durante greves de jornais demonstraram a intensidade de sentimentos dos leitores quando lhes falta a leitura diária. Meios como rádio e TV desempenham o papel de “companhia”