o que é coesão
Antunes, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola. 2005.
Coesão é a perfeita continuidade do texto providenciada no percurso do texto, Fundamentalmente, pelas relações semânticas que se vão estabelecendo entre os vários segmentos. Não é, portanto, uma questão apenas de superfície. Os termos se vão ligando em sequência exatamente porque se vão relacionando conceitualmente. E importante, pois, ressaltar que a continuidade que se instaura pela coesão é, fundamentalmente, uma continuidade de sentido, uma continuidade semântica, que se expressa, no geral, pelas relações de reiteração, associação e conexão.
A reiteração é a relação pela qual os elementos do texto vão de algum modo sendo retomados, criando-se um movimento constante de volta aos segmentos prévios -o que assegura ao texto a necessária continuidade de seu fluxo, de seu percurso -, como se um fio o perpassasse do início ao fim. Cada vez que substituímos uma expressão por um pronome ou por um sinônimo, por exemplo, ou que repetimos uma palavra, estamos reiterando, estamos promovendo a continuidade do texto, sua sequência, sua coesão.
HÁ TRÊS TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO. AS MAIS COMUNS SÃO ENCONTRADAS NA MEDULA DO SER HUMANO EM QUALQUER IDADE, MAS SEU PODER DE REPRODUÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO É BAIXO. OUTRO TIPO SÃO AS CÉLULAS-TRONCO EXISTENTES NO CORDÃO UMBILICAL, MAIS POTENTES QUE AS DA MEDULA. MAS O TIPO MAIS PROMISSOR SÃO AS CÉLULAS-TRONCO DOS EMBRIÕES HUMANOS. (VEJA, 2/03/2005)
A coesão pela relação de associação
A associação é o tipo de relação que se cria no texto graças à ligação de sentido entre as diversas palavras presentes. Palavras de um mesmo campo semântico ou de campos semânticos afins criam e sinalizam esse tipo de relação. Por ela é que, mais amplamente, nenhuma palavra fica solta no texto. Se retomarmos o trechinho do exemplo anterior, podemos constatar a proximidade de sentido (ou a associação semântica) entre palavras, como: