O que é CLP e quais são suas aplicaçoes
O que é CLP e quais são suas aplicações no dia a dia.
•Introdução:
CLP ou do inglês PLC (Programmable Logic Controller) é um dos controladores mais utilizados na indústria, graças à sua grande flexibilidade de programação e de hardware. Como todo sistema embarcado, o CLP possui hardware e software avançados e em constantes atualizações.
As principais características que fizeram o CLP se tornar o principal controlador de sistemas automáticos, bem como tentar eliminar algumas dúvidas referentes à sua utilização e aplicação.
Os Controladores Lógicos Programáveis (CLP’s) foram desenvolvidos na década de 60, com a finalidade de substituir painéis de relés que eram utilizados nas indústrias automobilísticas para executar controles baseados em lógicas combinacional e sequencial.
•Aplicações:
Os CLPs podem ser aplicados em toda e qualquer indústria que tenha necessidade de automatizar processos ou máquinas e que não abre mão da confiabilidade para operar em ambientes severos. São encontrados no controle de um pequeno elevador ou até em uma plataforma de produção de petróleo. É comum utilizar o CLP em processos e máquinas como:
Controle de Turbomáquinas;
Controle de processos e malhas de controle como vazão, nível, pressão e temperatura;
Controle de Processos químicos;
Controle de máquinas eletro-hidráulicas e/ou eletro-pneumáticas;
Controle de motores elétricos e bombas;
Controle de linhas de montagem e fabricação;
Comandos e acionamentos elétricos em geral.
Suas aplicações também não são limitadas ao setor industrial, podendo ser utilizadas na automação de construções residências com outras finalidades, como controlar bombas de água, iluminação programada, automação de sistemas de proteção de incêndio, controle de acesso, e até mesmo gerenciamento de energia.
•Historia:
1ª Geração: Os CLP's de primeira geração se caracterizam pela programação intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem