O que é Ciência
1. Introdução
Neste mundo atual, onde o mistério é curiosidade, tudo o que desconhecemos, ou que não temos, tem que ficar iluminado por essa luz que é a ciência. Isto porque já se perde a conta ao tempo em que essa arte do saber conquistou a confiança daqueles que minimamente conhecem alguns dos seus feitos. A ciência aparece como meio para concretizar aquilo de que mais humano há: a razão. Através dela descobre-se, conquista-se, inventa-se, completa-se, imagina-se...
A ciência já existe desde os tempos mais remotos embora, um pouco diferente do que estamos habituados a assistir atualmente, onde tudo se resume a novas máquinas, tecnologias que melhorem o nosso conforto, a nossa segurança.
Ao longo do tempo foi conquistando o coração de muitos, uma vez que a prática era fiável e com resultados satisfatórios e objetivos.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância que a ciência tem no mundo de hoje, ao longo do trabalho veremos focos diferentes da ciência, e, como ela se comporta.
2. Lições da História: Colapso
Ao descobrir uma pequena ilha no meio do Pacífico Sul, no domingo de Páscoa de 1722, o navegador holandês Jacob Roggeveen ficou impressionado. Não pela beleza, pois já havia visto ilhas bem mais paradisíacas.
O que causou espanto foi gigantescas estátuas de pedra, espalhadas pela ilha. Nos 150 anos que se seguiram, pelo menos mais 53 expedições europeias alcançaram o pedaço de terra.
Os diários de bordo dos exploradores relatam que, a cada nova visita, menos daquelas figuras enormes eram avistadas ao longe: elas estavam todas sendo derrubadas. Até que, em 1825, os tripulantes de um navio inglês não encontraram mais nenhuma em pé.
Segundo os exploradores europeus, as estátuas, chamadas de moais, pareciam testemunhas de uma sociedade em colapso. O próprio Roggeveen escrevera em seu diário: "A aparência destruída não poderia dar outra impressão além de