maslow
Vale frisar que Maslow foi um grande crítico da abordagem Behaviorista, pois a mesma acredita que existem fatores externos que conduzem o comportamento humano e para Maslow a motivação nasce de valores intrínsecos a natureza humana.
É importante ressaltar que a teoria de Maslow é contrária a abordagem mecanicista e reducionista, na qual as maiores necessidades do homem se encontra reduzida a uma mera derivação de instintos básicos. Em contraposição a essa análise, ele parte de uma concepção holística e considera o organismo humano como um todo integrado que envolve diversos aspectos, como fatores físicos, sociais, mentais, etc. Dentro dessa perspectiva, o autor salienta sobre o método de pesquisa holístico-dinâmico proposto por Maslow, na qual o mesmo parte de uma análise geral do comportamento humano.
Nota-se a Teoria das Necessidades Humanas trata-se de um estado de privação de um indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização. Para falar sobre essas necessidades, o autor abordou a questão da motivação, já que esse processo do comportamento envolve atividades os quais levam a pessoa a um determinado objetivo. Maslow apresentou essa teoria de motivação de uma maneira em que elas estejam organizadas pela necessidade humana e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas.
Para explicar essa teoria Maslow afirma que a motivação começa com as necessidades fisiológicas, pois refere-se aos