O que é ciencia?
Quanto aos pressupostos centrais abordados pelo autor, ele se refere à crença generalizada de que o conhecimento científico distingue-se por um alto grau de certeza.
Insiste ainda que a visão comum da ciência, banalizada, explicitamente ou implicitamente, transmite a ideia de que há uma receita que quando seguida, terá um resultado em conhecimento seguro e garantido.
O autor trata os temas da “receita” propostas por Bacon, a observação, essa observação deve ser neutra, sem nenhum préconceito de conhecimentos adquiridos, e a indução, que são as proposições gerais dos fenômenos observados levando os resultados ao domínio da lógica resultando na dedução.
Ao desenrolar do texto, o autor elabora várias críticas em relação ao que ele denomina Visão Comum da Ciência, começando pela veneração da ciência, dos resultados apresentados, sendo uma maneira de aceitação geral de qualquer produto ou teria se tiver a comprovação científica, mesmo que tenha sido observado apenas uma vez. O sistema de indução, que leva à dedução, para o autor deixa de ser exclusivamente ciência e passa a fazer parte da lógica. Mas as leis da lógica acabam por contrariar e contestar a validade dos resultados. Critica também, em função desta contestação da validade, a justificação empírica destes resultados, apesar das diversas maneiras de observações (condição, número de observações, certezas absolutas e sem contra evidências), os resultados não são suficientes para assegurar a verdade absoluta dos conhecimentos científicos.
Por fim, o escritor tem o objetivo de esclarecer que a ciência e os experimentos científicos não são imutáveis e podem