o que é biologia ?
O que se segue após essa descoberta é um ciclo de tentativa de buscar noindivíduo o máximo que ele podia produzir, por intermédio de instrumentos demanipulação de suas características individuais e de sua submissão ao meiosocial. Mesmo assim, o indivíduo ainda era considerado - e isso até uns poucosanos atrás - um bem da empresa, utilizável como uma máquina, na qual se fazajustes de maneira que renda o máximo possível com mínimo de despesas, ouseja, um “produto maximizável” (QUEL, 2006, p.44).
Quel (2006 p.45) acredita que “enquanto a tecnologia partia para renovação e inovação em um ritmo alucinante, o homem não estava recebendo formação adequada e na mesma velocidade, resultando em um déficit considerável de mão-de-obra qualificada”.
No entanto, as empresas como forma de competição usavam aplicação interna de tecnologia tanto chamadas tecnologias de processos, quanto de tecnologias de produção e de comunicações. O desenvolvimento no uso dessas tecnologias foi reduzido consideravelmente, com isso às empresas agora buscam outros mecanismos de competição e capacitação (QUEL, 2006).
Ainda conforme Terra e Gordon (2011), buscando um modelo de substituição relativa à mão-de-obra barata pela gestão do conhecimento, as organizações passam necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, também pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.A principal inovação competitiva entre as empresas, “com tendência a se intensificar nesse século, passou a ser o trabalhador intelectual, aquele capaz de transformar uma realidade em algo que contribua para o alcance dos objetivos das organizações” (QUEL, 2006, p.48).
No Brasil,