O que é biologia da conservação
• A biologia da conservação é uma ciência multidisciplinar que foi desenvolvida como resposta à crise com a qual a diversidade biológica se confronta atualmente (Soulé, 1985); SOULÉ, M. What is conservation biology? BioScience, 35: 727-734.
• A biologia da conservação tem dois objetivos: primeiro, entender os efeitos da atividade humana nas espécies, comunidades e ecossistemas; segundo, desenvolver abordagens práticas para prevenir a extinção de especies e, se possível, reintegrar as especies ameaçadas ao seu ecossistema funcional.
• A Biologia da Conservação é a disciplina científica que foi desenvolvida a partir desses esforços. Ela reúne pessoas e conhecimentos de várias áreas diferentes para combater a crise da biodiversidade. No futuro, as pessoas poderão olhar para a nossa época como um período em que poucas pessoas determinadas salvaram inúmeras espécies e comunidades biológicas da extinção. 2) Por que surgiu a biologia da conservação?
• A biologia da conservação surgiu uma vez que nenhuma das disciplinas tradicionais aplicadas são abrangentes o suficiente, para tratar das séries ameaças à diversidade biológica.
• A biologia da agricultura, silvicultura, de gerenciamento da vida selvagem e da piscicultura ocupam-se basicamente com o desenvolvimento de métodos para gerenciar umas poucas espécies para fins mercadológicos e de recreação.
• A biologia da conservação complementa as disciplinas aplicadas fornecendo uma abordagem mais teórica e geral para a proteção da diversidade biológica; ela difere das outras disciplinas porque leva em consideração, em primeiro lugar, a preservação a longo prazo de todas as comunidades biológicas e coloca os fatores econômicos em segundo plano.
3) Quais são as principais disciplinas da biologia da conservação - BC?
• As disciplinas de biologia de populações, taxonomia, ecologia e genética constituem o centro da biologia de conservação e muitos biologistas de conservação