Biologia da conservação
Você cursista irá desenvolver um plano de aula com sugestões de atividades baseado nos estudos na Biologia da Conservação que foram estudados durante o curso. Simule um plano de aula que será planejado para ser desenvolvido em 05 aulas, em qualquer das séries iniciais do ensino fundamental, e deve conter as etapas abaixo:
Tema: o cursista é livre para escolher um tema das Biologia da Conservação que gostaria de trabalhar com os alunos.
Justificativa: nesta etapa você deve explicar o que levou a escolha do tema, qual a importância de se trabalhar as atividades que serão desenvolvidas, etc.
Objetivos: para escrever os objetivos, o cursista deve refletir o ‘para quê’ de cada atividade que será desenvolvida durante a aula.
Atividades: nesta etapa o cursista deve descrever cada atividade que será realizada.
Recursos: nesta etapa o cursista deve descrever todos os recursos didáticos necessários para o desenvolvimento de cada atividade.
Avaliação: você deve explicar como os alunos serão avaliados.
Não esqueçam!
As atividades propostas no plano de aula devem contemplar os estudos realizados na Biologia da Conservação, sempre enfatizando a Educação Ambiental.
PLANO DE AULA:
Turma: 5ª Série Ensino Fundamental.
Nº de Alunos: 26
Duração: 05 aulas de 45 minutos cada.
Tema: Conservação de habitats e espécies nativas.
Justificativa: trabalhar a preservação dos habitats da região. Por tratar-se de escola da zona rural, muitos habitats nativos são destruídos para a utilização das terras na agricultura. Por esse motivo a preocupação em alertar os alunos sobre os riscos dessa atitude já que muitas espécies dos animais e plantas originárias da região estão desaparecendo.
Objetivos:
* Caracterizar habitats nativos da região. * Reconhecer as alterações provocadas pelo homem. * Identificar intervenções danosas ao ambiente. * Analisar mudanças efetivas que possam ser tomadas pela população local. Atividades: