O que é behaviorismo
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA) comportamento , conduta . Comportamentalismo, Análise do Comportamento ou Psicologia Objetiva[é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou ao menos mais desejável, objeto de estudo da Psicologia .
As raízes do Comportamentalismo podem ser traçadas até os filósofos russos Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov . Bechterev , grande estudioso de neurologia e psicofisiologia, foi o primeiro a propor uma Psicologia cuja pesquisa se baseasse no comportamento, em sua Psicologia Objetiva . Pavlov, por sua vez, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como comportamento respondente, e tornou-se conceituado com suas experiências de condicionamento com cães. Sua obra inspirou a publicação, em 1913, do artigo Psychology as the Behaviorist views it, de John B. Watson Este artigo apresenta uma contraposição à tendência até então mentalista (isto é, internalista, focada nos processos psicológicos internos, como memória ou emoção) da Psicologia do início do século XX, além de ser o primeiro texto a usar o termo Behaviorismo. Também é o primeiro artigo da vertente denominada Behaviorismo Clássico ou Behaviorismo Metodológico.
Behaviorismo Clássico
O Behaviorismo Clássico (também conhecido como Behaviorismo Metodológico, Behaviorismo Watsoniano e, menos comumente, Psicologia S-R e Psicologia da Contração Muscular[3]) apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento[3]. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de