O Que S O Normas B Sicas De Prote O Radiol Gicas

1358 palavras 6 páginas
O que são normas básicas de Proteção Radiológicas?
As normas básicas de proteção radiológicas, estabelecidas por órgãos autorizados, prescrevem os limites de doses equivalentes máximas permitidas. Estas se destinam à prevenção ou redução ao mínimo de danos somáticos (que ocorrem somente no indivíduo irradiado) e degenerescências da constituição genética (que ocorrem no indivíduo e podem transmitir aos seus descendentes) da população.
A Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN-NN-3.01), objetiva estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante. Esta radiação possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, podendo danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. O que são limites de dose ocupacional?
Os Limites de Dose Ocupacional são valores de dose efetiva ou equivalente, estabelecidos pela exposição ocupacional, cujas magnitudes não devem ser excedidas, nem consideradas como fronteiras entre o “seguro” e o “perigoso”.
A finalidade dos Limites de Doses Ocupacionais é garantir um nível adequado de proteção individual para cada IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), que deve ser estabelecido como condição limitante do processo de otimização da proteção radiológica, um valor de restrição de dose efetiva, levando em consideração as incertezas a ela associadas, relativo a qualquer fonte ou instalação sob o controle regulatório. A recomendação para a exposição ocupacional é um limite de dose efetiva de 20 mSv (milisieverts) por ano, medidos sobre cinco anos (100 mSv em cinco anos), não podendo exceder a 50 mSv em um único ano qualquer. O que é fator de ocupação?
Fator de ocupação é a fração média do tempo em que o indivíduo mais exposto está presente. Um fator T= 1/40 significa que o indivíduo mais exposto permanece no local, no máximo, 1 hora por semana (40 horas de trabalho semanais).

Relacionados

  • Bioestatística
    32128 palavras | 129 páginas