O que s o externalidades e como elas afetam a sua vida
Tweet
Empreendimentos geram problemas ou benefícios que atingem a quem você nem imagina. Entenda os significados e quem paga ou ganha com isso
Externalidades são os efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço. O presidente da North American Economic and Finance Association (Associação Norte Americana de Economia e Finanças), Dominick Salvatore, diz que as externalidades se resumem à “diferença entre custos privados e custos sociais ou entre lucros privados e lucros sociais”. Isso significa que as externalidades nascem na economia e podem ser negativas ou positivas para a sociedade.
Externalidades negativas - Quanto a empresa custa para a sociedade?
Uma empresa pode gerar fatores que prejudicam outras empresas e as pessoas ao seu redor de formas que não estão diretamente relacionadas com os bens que produz, mas sim com suas consequências.
Veja exemplos de externalidades negativas no nosso dia-a-dia:
• Transporte
Suponha que a empresa X produza carros e caminhões. Suas externalidades vão desde os custos médicos dos mineradores que ficam doentes para extrair a matéria-prima dos veículos (o ferro, para o aço da estrutura; o cobre, para a fiação elétrica; etc) até os custos médicos das pessoas que ficam doentes inalando a fumaça produzida pelo combustível consumido. Além disso, a poluição do mar ao transportar materiais importados de navio para a fábrica, o espaço público privatizado por cada veículo (o trânsito em São Paulo que o diga) e muitas outras consequências, como a poluição gerada pelos automóveis.
• Alimentação
A pecuária tem uma pegada hídrica muito mais alta do que a agricultura e as áreas de pasto são responsáveis por muito desmatamento. A pesca também pode ter um lado ruim, pois animais ameaçados de extinção acabam capturados acidentalmentepelos pescadores e se machucam gravemente, nem sempre sobrevivendo.
• Moda
A indústria