O que s o estes servidores DNS
DNS é a sigla para Domain Name Server que significa Servidor de Nomes de Domínio. Basicamente ele transforma um “nome” de domínio (por exemplo dicasemgeral.com), num endereço IP que é o endereço REAL do domínio (por exemplo 187.17.123.241). Esses servidores possuem então uma série de tabelas, ligando “nomes de domínios” a “endereços IP”. Quando um nome não é encontrado ali, ele pergunta para um “outro” servidor se ele sabe o endereço, recebe a informação e atualiza sua própria tabela para novos acessos. Este é o funcionamento “básico” de como funciona “nomes de domínios” na internet.
Porém, ao mesmo tempo que é simples, também é um componente fácil de ser mal utilizado, seja porque foi configurado para não ser atualizado com muita frequência, ou está com a tabela corrompida, ou sofreu algum ataque de hacker que alterou suas tabelas etc., por isso, é sempre interessante no caso de verificar que algum site não está sendo acessado, se o problema é realmente no site, ou no servidor de nomes que está sendo utilizado.
Uma maneira de resolver isso, é passar a utilizar servidores DNS mais confiáveis, mais estáveis e mais completos, principalmente se o seu provedor de internet possui problemas constantes, e um dos servidores DNS gratuitos mais utilizados e mais confiáveis é o do próprio Google (ele disponibiliza o acesso para quem desejar), que são os servidores nos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4.
Mas como configurar isso?
Existe 2 maneiras: ou configura no seu roteador, ou então na sua própria placa de rede. Como existem centenas de roteadores diferentes, e cada um com telas diferentes, resolvemos colocar aqui neste artigo, como configurar o servidor DNS direto na máquina, pois basicamente significa como configurar no seu Windows ou Mac.
Colocamos então aqui 3 guias:
Configuração no Windows 7
Configuração no Windows XP
Configuração no Max OS X
Basta seguir os exemplos que não há problema nenhum. Teoricamente não precisa nem reiniciar o