O Que S O Drogas
A droga é toda substância lícita ou ilícita que, uma vez introduzida no organismo, provoca alterações no seu funcionamento.
A palavra droga, etimologicamente, significa mentira, embuste, coisa de má qualidade, etc. As drogas psicoativas, de acordo com Ferreira (1998), são aquelas que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), principalmente a consciência, as funções cognitivas (memória, atenção, orientação e, consequentemente, o pensamento), o afeto, sensopercepção e conduta, e que podem levar à adição e a problemas físicos ameaçadores à vida. As ações farmacológicas específicas das drogas dependem da via de administração, dose e presença ou ausência de outras drogas, e condição clínica do paciente. A distribuição, metabolismo e sensibilidade às substâncias também são afetadas por mecanismos genéticos, provavelmente através dos níveis de sensibilidade dos órgãos terminais (como os do SNC) e da quantidade e característica das enzimas do metabolismo e o total de ligação às proteínas (SCHUCKIT, 1991).
Origem Drogas Naturais: estas são extraídas da natureza, e por este fato não as tornam menos perigosas de que as drogas semi-sintéticas e sintéticas. Temos a maconha e o ópio como drogas desta natureza. Drogas Sintéticas: são substâncias ou misturas obtidas por meios químicos, produzidas totalmente em laboratório , sendo os componentes ativos não encontrados na natureza. Drogas Semi-sintéticas: obtidas em laboratório através de slterações químicas, contudo, possui como base uma droga natural. Como exemplo típico temos a heroína, a qual é obtida a partir de molécula de morfina, como também temos crack, os cristais de rachiche.
O são as Drogas Lícitas? As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool,