O QUE O VIRTUAL Cybertema

380 palavras 2 páginas
O QUE É O VIRTUAL?
Os computadores e as redes digitais estão cada vez mais presentes em nosso quotidiano. Pierre Levy propõe, neste livro, uma terceira possibilidade- ou seja, a virtualização não é nem boa, nem má, nem neutra.
Acreditando que a virtualização exprime uma busca pela humanização, o autor começa desmontando aquilo que chama de oposição fácil e enganosa entre real e virtual. A seguir, retrabalhando conceitos de outros pensadores franceses contemporâneos- como Gilles Deleuze e Michel Serres-, procurra analisar um processo de transformação de um modo de ser num outro.

Segundo Pierre Levy a humanidade passou por três fases da evolução em direção a virtualização: a oralidade, a escrita e a virtualização informática na qual encontramos. A oralidade era de circulação restrita no espaço e no tempo. Já a escrita avança mais alguns passos. Pois, quando alguma coisa é escrita ela passa a fazer parte da memória coletiva, pela sua maior abrangência no tempo e no espaço, servindo de base para a produção de novos conhecimentos. Atualmente, a escrita não está somente no suporte de papel, mas também no suporte eletrónico o que torna cada vez mais acessível e mais compartilhável. Existe hoje, uma “desterritorialização” do texto onde as noções de unidade, identidade e localização deixam de ter sentido. O processo devirtualização suprime a barreira de tempo e espaço. Outro ponto interessante da virtualização, segundo Levy, é que; através do hipertexto, pelas ligações ilimitadas entre termos; textos e ideias, é possível levar o discurso de um autor a se relacionar a outros. O autor lembra que; no texto, tradicional, as janelas de entrelaçamentos existem (notas de rodapé, citações bibliográficas, etc.), mas não permitem o direcionamento em tempo real. Diz ele que, os primeiros textos alfabéticos não separavam as palavras; mais tarde é que foram incorporados os espaços em brancos, a pontuação, os parágrafos e tudo o que facilita a leitura dos textos. Atualmente, basta

Relacionados