O QUE O SOM
O som é o exemplo mais característico de ondas longitudinais, que são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento.
Outros exemplos são as ondas sísmicas primárias, chamadas ondas P – as primeiras que são detectadas pelos sismógrafos durante um terremoto --, e as ondas produzidas ao se comprimir ou esticar uma mola.
O som é uma das formas de comunicação mais importantes, tanto para os seres humanos como para outros animais.
Podemos definir som então por: onda mecânica longitudinal que se propaga em meios materiais
2. A VELOCIDADE DO SOM
As primeiras medições da velocidade do som no ar foram feitas no século XVII. Para isso, disparava-se um canhão a grande distância e se media o tempo que transcorria entre o fogo do disparo e o som do canhão. Dividindo-se a distância percorrida pelo tempo transcorrido, obteve-se uma velocidade próxima de 340 m/s.
A velocidade do som depende de dois fatores fundamentais: a natureza do meio onde ocorre a transmissão do som e sua temperatura. O som propaga-se com mais facilidade nos sólidos que nos líquidos, e nos líquidos melhor que nos gases.
A velocidade do som em determinado meio material pode ser determinada se conhecermos a distância a que o som se propagou e o tempo que demorou a propagar-se a essa distância. A distância deve ser indicada em metros e o tempo em segundos. Nesse caso a velocidade do som determina-se em metros por segundo (m/s), que é a unidade de Sistema Internacional para a velocidade.
2.1.1. Duração
Duração é o período de tempo que um som ou uma pausa acontece. Representa simplesmente o tempo que o som dura. Geralmente mede-se em segundos (unidade do SI).
A pausa também tem duração, o som pode ser bem longo, como a sirene de uma ambulância, por exemplo, ou ser curto, como o bip de um telefone.
A voz humana e a Viola são exemplos de duração limitada. Em um órgão, ao contrário, uma nota pode ter uma duração ilimitada.
Os únicos instrumentos acústicos que podem manter o