O que o Pantanal
O pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 138.183 km² em área do Brasil. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
Um dos maiores complexos de pântanos do mundo, é internacionalmente conhecida pela sua diversidade zoológica: aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e peixes.
No período da seca, os rios secam e sobra o barro, de onde veio o nome "Pantanal".
É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Quais os impactos dos humanos sobre o bioma?
No Pantanal, os principais impactos ambientais podem ser enumerados a partir dos seguintes fatores:
1. Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa.
2. Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais.
3. Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.
4. Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.
5. Aproveitamento dos cerrados - A má administração das lavouras causa grandes erosões no solo e a utilização de biocidas e fertilizantes contamina os rios.
6. Plantio de cana-de-açúcar - Provoca dano à preservação ambiental, trazendo grandes perigos para a contaminação de rios.
O crescimento desorganizado do turismo no Pantanal tem sido uma agravante da degradação ambiental nos ecossistemas da região, uma vez que traz problemas até então desconhecidos, com: o lixo produzido pelos turistas, que é jogado nos rios e que pode contaminar e até matar a fauna e a flora local; a construção de pousadas e hotéis, rodovias, hidrovias e aeroportos, que ocupam áreas de vegetação nativa; e esgotos não tratados, que são lançados nos cursos de água.
Um dos principais problemas ambientais