o que e politica
Para o autor a política não é só institucional, esta presente em todos os lugares nas igrejas, trabalho ate mesmo dentro das nossas casas.
Os agentes da politica moderna são os partidos políticos que servem para representar os interesses das sociedades a política do governo é para disputar o poder para estar à frente do estado.
Outro fato que o autor pontua é os intelectuais onde o papel deles é de elaborar uma proposta cultural e política para transformar a consciência das pessoas.
A política e uma constante de transformação histórica desde a Grécia Roma antiga trazendo como referencia Platão e Aristóteles que contribuíram para o mundo ocidental com suas idéias sobre a política.
Também cita Karl Marx que tinha como teoria que a política uma disputa entre classes sociais.
Depois de citar alguns exemplos do passado o autor fala sobre a política brasileira e assim começa a questionar a política do nosso país usando como exemplo fatos da nossa historia mostrando que a política muda de acordo com cada governante.
A política institucional foi desenvolvida pelos homens para organizar os interesses incomuns da sociedade, podendo agir por coerção ou hegemonia.
Cita também o fato que ocorreu na Bahia em 2001 onde os militares invadiram a universidade para acabar com o movimento estudantil que protestava contra a corrupção do Estado e para o casacão do senador Antonio Carlos Magalhães essa atitude é chamada de coerção. Esse fato relembra a ditadura e lembra que estamos vivendo em uma democracia onde temos liberdade de expressão.
Também cita a diferença entre sociedade civil e sociedade política, a sociedade civil tem os partidos que têm como função os direitos dos cidadãos o estado tem como objetivo tornar hegemônico a sociedade civil.
Explica também a relação entre política, cultura e ideologia. Dizendo que as manifestações culturais acontecem por objetivos