Bacharel
Introdução
Sumário
Etapa 3/ Passo 1. Como análise do campo de estudo da nossa ATPS, o de perfumes, faremos análises a nível nacional e regional
Passo2
Nível Nacional: Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria de Cosméticos) no ano de 2010, tinham 1,659 empresas credenciadas no setor.
Com relação ao faturamento do setor o ramo de perfumaria teve participação de 16%.
Etapa 4/ Passo 1.
Inflação preocupa governo
A alta dos preços se tornou o principal tema econômico no Brasil nos últimos meses, chegando a afetar a popularidade da presidente Dilma Rousseff. O Banco Central elevou a taxa de juros para manter a inflação sob controle, mas a recente alta do dólar ameaça aumentar os preços de bens importados.
Abaladas pela inflação em alta e pela freada do mercado de trabalho e do consumo, as vendas do comércio ficaram estagnadas em maio contra abril, após registrarem crescimento de 0,6% no mês anterior na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período).
Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que em relação a maio de 2012, o volume de vendas do varejo subiu 4,5%. Já nos acumulados dos cinco primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses encerrados em maio, o comércio registrou expansão de 3,3% e 6,1%, respectivamente.
De abril para maio, os destaques negativos entre os setores ficaram com os ramos de tecidos, vestuários e calçados (-2,6%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (-2,6%) e de material de escritório e informática (-2%).
Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25% a.a., sem viés. O Copom entende que ocorreram mudanças estruturais significativas na economia brasileira, as quais determinaram recuo nas taxas de juros em geral e, em particular, na taxa neutra. No que se refere à evolução da taxa Selic média, as expectativas