o que e arquitetura
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE - 2013.2.
DOCENTE:
DISCENTE:
Introdução
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
Impacto das Revoluções
O seu surgimento ocorre em um específico contexto histórico, que e muito parecido com os últimos momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da Sociologia. A dupla, revolução industrial e a francesa que constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja a instalação definitiva da sociedade capitalista.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial não foi só à introdução da máquina a vapor e ao aperfeiçoamento dos modos de produção. Ela representou o triunfo da indústria, comandada pelos empresários capitalistas que aos poucos concentraram as propriedades das máquinas, das ferramentas e das terras, transformando populações inteiras em trabalhadores sem posse alguma.
A Revolução Industrial trouxe reformas no campo da economia, na forma de trabalho, na organização social, que se iniciaram na Inglaterra e se estenderam para todo o mundo. Um dos fatores de que significou a Revolução Industrial foi o aparecimento do proletariado e o papel que ele desempenhava na sociedade capitalista.
No período de cem anos, deu-se a formação de uma sociedade industrializada e urbanizada. Em decorrência dessas